domingo, 25 de outubro de 2009

Oh Minas Gerais...

Voltei! E descobri que twitter, blog, msn, orkut e e-mail não me fizeram tanta falta... senti falta foi de conversar com algumas pessoas queridas no msn, mas não perdi contato (viva as mensagens de celular!).
Enfim, vamos ao que interessa: Ouro Preto! É fato: não importa pra que lado você vá, existirá uma ladeira para subir e não importa pra que lado você olhe, existirá ao menos uma igreja no seu campo de visão! São igrejas belíssimas, que agora o Lulinha deu uma verba pra restaurar (diga-se aqui que por causa disso quase não bati fotos na praça Tiradentes, pois ela passou 3 dias e meio cheia de parafernalhas do palco, toldos e banheiros quimicos por causa da visita do Lula, enfeiando o local mais significativo da cidade). Mas foram muitas fotos, muitas risadas, muitas coisinhas de pedra sabão, muito doce de leite e pão de queijo, muitas cervejas, muitas pessoas interessantes. E muitas ladeiras e muita chuva! Mas nada que nos desanimase.
Museu do Tira (Tira, o Tiradentes, nosso amigo de infância), Museu de Mineralogia, Casa dos Contos, Igreja de São Francisco... e muitos outros lugares! Mas eu fiquei curiosa mesmo foi com a Nossa Senhora da Boa Morte (Aleijadinho era devoto dela), São Francisco de Assis com uma caveira na mão e não pombinhas (!) e com um livro chamado "Tratado sobre a doença dos negros: causas, curas e prevenção".
A Josy disse uma coisa que concordo: Ouro Preto é tão turística que muitas vezes é difícil sentir a história. Mas não acredito ser possível ficar indiferente diante do auto de execução do Tira ("pendurado na forca, para que sofra morte natural") e das barbáries a que os escravos eram submetidos. Coloque as mãos nãs colunas de pedra do porão da Igreja da Conceição: elas não são apenas frias, são pesadas. É possivel sentir todo o peso da história dos últimos séculos naquelas pedras.
Ouro Preto vale a aventura pra chegar (avião, ônibus até a rodoviária e outro ônibus pra lá) e a aventura de estar lá (as pernas ficam uma maravilha, embora pareçam que vão se despreender do seu corpo a qualquer instante)!

Oh Minas Gerais! Oh Minas Gerais! Quem te conhece não esquece jamais!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário